D. João I “O de Boa Memória” – 1385-1433

Nasceu em Lisboa, em 1357. Era filho de D. Pedro I e de D. Teresa Lourenço. Casou com D. Filipa de Lencastre, neta de Eduardo III, rei de Inglaterra. D. João I foi cognominado “ O da Boa Memória” pela grata recordação que deixou em todos os portugueses. À 2ª dinastia deu-se o nome de Joanina, ou Avis porque o seu primeiro rei foi D. João, grão mestre da Ordem de Avis. Faleceu em 1433. Jaz no Mosteiro da Batalha, que ele mandou edificar.

D. João I logo a seguir à sua aclamação, nomeou D. Nuno Álvares Pereira o Condestável do Reino, que quer dizer, chefe supremo de todos os exércitos, e preparou-se para continuar a lutar contra Castela. Os Castelhanos invadiram Portugal pela Beira, tendo passado por Almeida e Pinhel, mas foram vencidos em Trancoso, na conhecida Batalha de Trancoso (1385). Por sua vez, a Batalha de Aljubarrota (1385) é uma das mais gloriosas da nossa história. Um poderoso exército Castelhano invadiu Portugal, entrando pela Beira Baixa em direcção a Lisboa. Em Aljubarrota, o exército Português comandado por D. João e o Condestável D. Nuno, infligiu ao inimigo uma pesada derrota, através da técnica do quadrado e assegurou nesse dia a independência de Portugal.

Após a batalha de Aljubarrota, D. Nuno passou à ofensiva. Entrou em Castela e, em Valverde venceu, mais uma vez os Castelhanos. Apesar de estar absolutamente garantida a independência do reino com as contínuas derrotas infligidas aos Castelhanos, as hostilidades continuaram ainda durante alguns anos. O rei de Castela, sentindo-se cada vez mais enfraquecido, propôs a paz, que só veio a ser assinada em 1411. Assim, terminou a guerra da independência que durou 27 anos. A nossa aliança com Inglaterra, estabelecida por D. Fernando, foi confirmada e reforçada por D. João I. Devido a este novo tratado de aliança e amizade – que ainda hoje se mantém – ficou combinado o casamento do rei de Portugal com Filipa de Lencastre, filha do Duque de Lencastre. Este efectuou-se, em 1387, na cidade do Porto. O Mosteiro da Batalha, também conhecido pelo nome de Igreja Santa Maria da Vitória, foi mandado construir por D. João I para comemorar a Batalha de Aljubarrota, em satisfação de uma promessa a Nossa Senhora.

  Os filhos de D. João I que mais se notabilizaram foram: D. Duarte, que sucedeu a seu pai e foi um bom rei e distinto escritor; D. Pedro, que se revelou um grande estadista pelo seu bom governo durante a menoridade de seu sobrinho D. Afonso V; D. Henrique, que fundou a Escola Náutica de Sagres e foi o iniciador dos descobrimentos marítimos portugueses; D. Fernando, o Santo, que se distinguiu pelos martírios que padeceu em Fez. Contudo, Portugal sentia necessidade de se expandir. Os filhos mais velhos de D. João I, D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique, querendo mostrar o seu valor militar, resolveram continuar a luta contra os mouros, em África. Por isso, propuseram ao pai a conquista de Ceuta, cidade muçulmana, rica e importante, ao norte daquele continente. Uma esquadra composta de cerca de 200 navios levando a bordo o próprio rei e seus filhos D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique e ainda o condestável D. Nuno Álvares Pereira e cerca de 20000 homens foi preparada em dois portos – Lisboa e Porto. Foi no dia 21 de Agosto de 1415 que os Portugueses embarcaram e ocuparam a praça de Ceuta. Depois desta conquista D. João I armou cavaleiros os seus filhos que o acompanharam.

Aos conjugues foi dado o condado de Barcelos e, mais tarde, a D. Afonso foi-lhe concedido o título de Duque de Bragança. Depois de bem ter servido a Pátria e quando viu que os seus serviços já não eram necessários, D. Nuno Álvares Pereira recolheu-se ao Convento de Nossa Senhora do Carmo que ele fundara, em Lisboa, e aí viveu até morrer, com fama de Santo sob o nome de Frei Nuno Santa Maria.

Por: Nuno Pereira

Deixe um comentário

Filed under Reis da 2ª Dinastia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s