D. Manuel I “O Venturoso” – 1495-1521

D. João II faleceu sem deixar descendentes directos. O único filho que tinha morrera em desastre. Por esta razão, sucedeu-lhe no trono, o seu parente mais próximo; D. Manuel, Duque de Beja, primo e cunhado de D. João II. Nasceu em Alconhete,em1469. Casou com D. Isabel, filha dos reis católicos de Espanha e viúva de D. Afonso. Deram-lhe o cognome “O Venturoso”, por ter sido sempre afortunado com os grandes descobrimentos no seu tempo. D. Manuel I faleceu em Lisboa, em 1521. Jaz no Mosteiro   dos Jerónimos.

Em 1498, Vasco da gama descobre a Índia, utilizando as naus S. Gabriel, S. Rafael e Bérrio. Em 1500, Pedro Álvares Cabral comandando uma poderosa armada partiu do Tejo e, seguindo para o lado ocidental do Atlântico chegou a Vera Cruz, mais tarde chamada Brasil. Em 1519, um navegador português, chamado Fernão de Magalhães, iniciou ao serviço de Espanha, a primeira viagem à volta da terra, que viria a ser concluída pelo seu companheiro, Sebastião del Cano, em virtude daquele célebre marinheiro ter morrido numas das ilhas das Filipinas, ao combater os indígenas. A grandeza e fama de Portugal era então celebrada por todo o Mundo.

Nem tudo estava, porém, concluído. Mas a cruzada começada pelo Infante D. Henrique ia entrar na sua fase decisiva, sob os auspícios do Rei Venturoso. Para assegurar o domínio português no Oriente, dilatar a fé cristã e o império e desenvolver o comércio das especiarias, das pérolas e dos diamantes, D. Manuel mandou muitas armadas, com gente e nomeou um Vice – rei para administrar esses territórios. D. Francisco de Almeida, foi o 1º Vice – rei da Índia. Conquistou Quíloa e Mombaça na costa oriental de África. Seguiu-se Afonso de Albuquerque, 2º vice – rei, e por último, Lopo Soares de Albergaria, 3º vice – rei.

No tempo de D. Manuel I foram construídos os seguintes monumentos:

– O Mosteiro dos Jerónimos;

– A Torre de Belém;

– O Castelo da Pena, em Sintra;

– O Convento de Cristo, em Tomar.

Por: Nuno Pereira

Deixe um comentário

Filed under Reis da 2ª Dinastia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s