1ª República – 1910-1926

Depois de proclamada a república no dia 5 de Outubro de 1910, organizou-se um governo provisório, presidido pelo Dr. Teófilo Braga. Foram aprovadas uma série de leis: a separação da igreja do estado, o estabelecimento do divórcio, a instituição do registo civil obrigatório,  a  abolição dos títulos nobiliárquicos, a lei do inquilinato, a reforma do ensino, etc.

O primeiro Presidente da  República eleito foi o Dr. Manuel de Arriaga (24 de Agosto de 1911) que, renunciou ao seu mandato. Para o substituir, foi nomeado provisoriamente o Dr. Teófilo Braga.

Com a proclamação da República foi adoptada a Bandeira Nacional Portuguesa, verde e vermelha, em substituição da azul e branca. Fazem parte da bandeira nacional: o escudo, representa o esforço e o sangue dos antigos Portugueses, que lutaram pela pátria; a esfera armilar, lembra os descobrimentos  portugueses e os sete castelos, referem-se aos castelos conquistados aos Mouros por D. Afonso III.

Os partidos políticos  lutavam entre si, pelo poder. A situação em que se encontrava Portugal era angustiante e o povo estava descontente porque os governos mudavam constantemente e as crises sucediam-se.

No dia 28 de Maio de 1926, o General Gomes da Costa, iniciou uma revolução que, partindo de Braga, em breve se tornou triunfante e estabeleceu um governo de Ditadura Nacional, isto é, m governo em que são permitidos partidos políticos, são proibidas as greves e não há liberdade de imprensa.

Deixe um comentário

Filed under República

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s