D. Afonso VI “O vitorioso” – 1656-1683

Nasceu em Lisboa, em 1643. Filho e sucessor de D. João IV e de D. Luísa de Gusmão, casou com D. Maria Francisca Isabel de Sabóia, de França. D. Afonso VI teve o cognome de “O Vitorioso” devido às vitórias alcançadas na Guerra da Restauração. Este foi forçado a renunciar ao trono na pessoa do seu irmão, o príncipe D. Pedro. Fixou residência na ilha Terceira e, depois, no Palácio de Sintra, onde morreu em 1683.

A D. João IV, sucedeu o seu filho, D. Afonso VI que, contava apenas treze anos. Por isso, durante a menoridade, a sua mãe, a rainha viúva D. Luísa de Gusmão ficou regente do reino. D. Afonso VI tomou conta do poder em 1662. Escolheu para seu primeiro ministro o grande estadista Conde de Castelo Melhor que muito bem organizou o nosso exército para continuar a luta com os espanhóis.

Com o fundamento de que D. Afonso VI era doente e inapto para desempenhar as suas altas funções, foi organizada uma conspiração contra ele dirigida pelo irmão D. Pedro. Destronado o rei, D. Pedro, seu irmão, tomou conta da regência. Em seguida, D. Afonso foi preso e desterrado para o Castelo de Angra (Açores), onde esteve cinco anos. Transferido depois para o palácio de Sintra, ali veio a morrer, no cativeiro, em 1683.

Deixe um comentário

Filed under Reis da 4ª Dinastia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s