D. João IV “O restaurador” – 1640-1656

Nasceu em Vila Viçosa, em 1604. Era filho de D. Teodósio, 7.º duque de Bragança, e de D. Ana Velasco. Casou com D. Luísa de Gusmão, de Espanha.
A 15 de Dezembro de 1640, D. João IV foi solenemente aclamado rei, com o cognome de “O Restaurador”, por ter restaurado a independência.
Com D. João IV começa a 4.ª dinastia, chamada Brigantina ou de Bragança, porque o seu primeiro rei foi D. João, 8.º duque de Bragança.
D. João IV faleceu em 1656.

A restauração da Independência dá-se a 1 de Dezembro de 1640.  o domínio espanhol foi derrubado e voltamos com isto a ser governados por um rei português. Em Janeiro de 1641, reuniram-se as cortes em Lisboa para confirmar a proclamação de D. João IV. Entretanto, por influência da Duquesa de Mântua, alguns nobres conspiraram contra a vida de D. João IV. A Espanha, no entanto, não abandonou a ideia de reconquistar Portugal. Filipe IV, rei de Espanha, mandou invadir Portugal. As tropas portuguesas desbarataram o exército espanhol na Batalha de Montijo (foi a 1ª batalha da guerra da Restauração). Durante este reinado, reconquistámos algumas terras perdidas durante o governo filipino.

Em Vila Viçosa, D. João IV, em 1646, consagrou Portugal a Nossa Senhora da Conceição, sendo coroada oficialmente Rainha e Padroeira de Portugal.

Deixe um comentário

Filed under Reis da 4ª Dinastia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s