D. Luís I “O popular” – 1861-1889

 Nasceu em Lisboa, em 1838. Era filho de D. Maria II e irmão de D. Pedro V, a quem sucedeu, por este não deixar descendência. Casou com D. Maria de Sabóia. Teve cognome de “O Popular” pela maneira como convivia com todos os Portugueses. Muito culto e bondoso, D. Luís I, ao longo do seu reinado, foi animado pelo propósito de fazer progredir Portugal. Porém, os males continuavam, devido à incapacidade governativa, à irresponsabilidade parlamentar e à falta de uma consciência unificadora e patriótica. D. Luís I faleceu em 1889. Jaz em S. Vicente de Fora.

No reinado de D. Luís realizaram-se grandes melhoramentos e importantes reformas, que contribuíram para o progresso de Portugal: – Foi alargada a rede de estradas e de caminhos de ferro; construíram-se as pontes de ferro sobre o rio Douro e o Palácio de Cristal, no Porto; aumentou-se a marinha de guerra; criaram-se escolas primárias, agrícolas e industriais e bancos de crédito. D. Luís I publicou um Código Civil. Acabou com a pena de morte em Portugal, para crimes civis. Aboliu definitivamente a escravatura em todos os territórios portugueses.

A França assinou, em 1886, um tratado com Portugal pelo qual era assegurado o exército da nossa influência e soberania no território percorrido pelos notáveis exploradores Serpa Pinto, Capelo e Roberto Ivens e que estabeleceram a ligação, por terra, entre as zonas de Angola e Moçambique. Esse território ficou a ser conhecido pela designação de Mapa cor-de-rosa por ser essa a cor que o evidenciava no mapa.

Deixe um comentário

Filed under Reis da 4ª Dinastia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s