D. Maria II “A educadora” – 1834-1853

Nasceu no Rio de Janeiro (Brasil), em 1819. Era filha de D. Pedro IV e de D. Maria Leopoldina. Casou com D. Augusto, duque de Leuchtenberg, e, segunda vez, com D. Fernando de Saxe-Coburgo Gotha. D. Maria II foi cognominada de “A Educadora” pela esmerada educação que deu a seus filhos. O reinado de D. Maria II continuou muito agitado: uns querem a Carta Constitucional, outros optam pela Constituição de 1822.   Faleceu em 1822 e jaz em S. Vicente de Fora.

Devem-se a D. Maria II bastantes reformas e melhoramentos respeitantes à instrução pública, tais como:

 – Criação de Liceus e Escolas Primárias; a fundação das Escolas Médicas de Lisboa e Porto, da Escola Politécnico de Lisboa, da Academia Politécnica do Porto, do Instituto Agrícola e do Conservatório de Música;

 – Reorganizaram-se os correios e começaram a circular em Portugal os primeiros selos de correio; Construíram-se, ainda estradas e pontes e iniciou-se a construção do primeiro troço de caminho-de-ferro.

Foi um movimento popular, a Revolução da “Maria da Fonte” que estalou na Póvoa de Lanhoso (Minho), em 1846 e que se estendeu a todo o país. Esse movimento foi motivado pelos agravamentos dos impostos e pelas medidas tomadas por Costa Cabral que obrigavam os enterramentos nos cemitérios e não nas igrejas, como era costume.

Advertisements

Deixe um comentário

Filed under Reis da 4ª Dinastia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s