D. Maria II “A educadora” – 1834-1853

Nasceu no Rio de Janeiro (Brasil), em 1819. Era filha de D. Pedro IV e de D. Maria Leopoldina. Casou com D. Augusto, duque de Leuchtenberg, e, segunda vez, com D. Fernando de Saxe-Coburgo Gotha. D. Maria II foi cognominada de “A Educadora” pela esmerada educação que deu a seus filhos. O reinado de D. Maria II continuou muito agitado: uns querem a Carta Constitucional, outros optam pela Constituição de 1822.   Faleceu em 1822 e jaz em S. Vicente de Fora.

Devem-se a D. Maria II bastantes reformas e melhoramentos respeitantes à instrução pública, tais como:

 – Criação de Liceus e Escolas Primárias; a fundação das Escolas Médicas de Lisboa e Porto, da Escola Politécnico de Lisboa, da Academia Politécnica do Porto, do Instituto Agrícola e do Conservatório de Música;

 – Reorganizaram-se os correios e começaram a circular em Portugal os primeiros selos de correio; Construíram-se, ainda estradas e pontes e iniciou-se a construção do primeiro troço de caminho-de-ferro.

Foi um movimento popular, a Revolução da “Maria da Fonte” que estalou na Póvoa de Lanhoso (Minho), em 1846 e que se estendeu a todo o país. Esse movimento foi motivado pelos agravamentos dos impostos e pelas medidas tomadas por Costa Cabral que obrigavam os enterramentos nos cemitérios e não nas igrejas, como era costume.

Deixe um comentário

Filed under Reis da 4ª Dinastia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s