D. Pedro V “O esperançoso” – 1853-1861

Nasceu em Lisboa, em 1837. Era filho de D. Maria II, a quem sucedeu, e de D. Fernando. Casou com D. Estefânia. D. Maria II faleceu com 34 anos de idade. O seu filho D. Pedro tinha 16 anos de idade. Ficou a governar seu pai D. Fernando II, até que o herdeiro do trono completasse 18 anos. A acção de D. Fernando foi notável. Mandou proteger e restaurar os monumentos abandonados. Deram a este rei o cognome de “O Esperançoso” devido à grande esperança que nele depositaram os Portugueses. D. Pedro V faleceu em Novembro de 1861, com 24 anos   de idade e 6 de reinado. Era viúvo da Rainha D. Estefânia.

D. Pedro V tinha apenas 15 anos, quando faleceu D. Maria II, sua mãe. Até 1855, data em que completou 18 anos, governou como regente seu pai, D. Fernando. Atingida a maioridade, D. Pedro tomou conta do poder. Teve o cognome de o Esperançoso devido à grande esperança que nele depositavam os portugueses. Assumindo o poder, D. Pedro V revelou-se logo um monarca de grandes qualidades.

As suas virtudes e o seu interesse em bem servir a nação tornaram-no amado e respeitado dos Portugueses. Ao começar o seu curto reinado, houve em Lisboa duas terríveis epidemias que muitas vítimas causaram – a cólera – mórbus e a febre amarela.

Enquanto muita gente, com medo do flagelo, abandonava a capital, D. Pedro V visitou os hospitais, confortando os doentes. D. Pedro V foi também um grande protector da instrução pública. Criou muitas escolas de ensino primário, algumas das quais eram mantidas à sua custa.

Deixe um comentário

Filed under Reis da 4ª Dinastia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s